Sondagem spt - PR Fundações - foto1
Sondagem SPT: conheça o passo a passo
9 de agosto de 2016

Fundações – conheça os tipos ideais

PR Fundações

A construção é um processo sério, certo? Por isso, deve ser feito com conhecimento e cautela. Conheça os tipos de fundações que darão sustentação à sua obra!

A construção é um assunto muito sério e delicado. Um dos elementos mais importantes do processo construtivo na fase inicial é a fundação, uma vez que é ela quem vai suportar todo o peso da edificação e deixá-la nivelada sobre o terreno. As fundações de uma edificação fica totalmente abaixo do nível do piso da edificação fixada em solo consistente. Sendo assim, a fundação é quem sustentará e dará segurança à construção.

É importante ressaltar que a fundação depende do tipo de solo. Assim, ao iniciar o processo, é necessário conhecer o tipo do terreno e a capacidade de suporte de cargas do mesmo. Nesse momento, é essencial fazer uma sondagem do subsolo, que permitirá o conhecimento dele e dará informações para a fundação certa para o tipo do solo encontrado no local.

A sondagem, portanto, é uma espécie de “radiografia do terreno”, uma vez que identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença de água do lençol freático. Essas informações são fundamentais para que o projetista da estrutura da edificação faça adequadamente o projeto de fundações. Esse processo de sondagem alcança até as camadas de resistência do solo. E partir deste processo o calculista terá condições de saber os tipos exatos de fundações a serem empregados na edificação.

Pr Fundações - Sondagem

Além da sondagem, é preciso conhecer a topografia, para avaliar quais os cortes ou aterros ideais; analisar as características do solo – resistentes, rochosos ou moles -, pesquisar qual a profundidade da água se existir logo nas primeiras camadas; considerar o tipo de construção que será feita. Também é indicado fazer uma pesquisa na vizinhança para ter noção de qual o tipo de fundação feita por eles e até mesmo descobrir se houve algum evento de características geológicas nas redondezas.

Fundação Direta ou Rasa

As fundações rasas ou diretas sustentam a carga do edifício através de pressões distribuídas sob a base da fundação. Elas são mais indicadas em pequenas construções para solos rígidos e rochosos. Se a sondagem atingir até 1 metro e meio de profundidade, pode-se utilizar a fundação direta, que tem três tipos de diferentes:

Sendo assim, podemos considerar que existem dois grandes grupos de fundação com diferentes subcategorias. Para classificar as fundações, deve ser levado em consideração a complexidade e a carga que terá que suportar. Confira:

Essa fundação é recomendada para casas com vários números de pavimentos e suporta grande peso de pilares. Assim, ela possui a viga baldrame como o elo entre a fundação e as paredes.

Esse tipo acompanha as paredes da casa e distribui a carga sob todas as paredes da edificação. Assim, é a mais indicada para solos resistentes logo na superfície do terreno e para construções com paredes auto-portantes – essas paredes normalmente dispensam pilares e vigas.

Essa fundação possui até 1,5 metros de espessura. Utilizada para obras de pequeno, médio porte, geralmente em solos de características coesas. Semelhante a uma laje que abrange toda a área da construção. São lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Outra característica é a economia para obras de pequeno porte.

Fundação Profunda

Se a camada do solo nos primeiros metros apresentar baixa resistencia, é comum o projetista optar por utilizar a fundação profunda, também conhecida como aquele tipo de fundação que utiliza estacas ou tubulões. Geralmente utilizada para solos mais instáveis ou obras muito grandes, com grandes cargas onde a fundação tem que ser profunda, assim atingir as camadas mais profundas do solo. Existem dois tipos que fundações profundas, que são as estacas e os tubulões.

As estacas são elementos que são enterrados no solo para garantir a estabilidade da obra. Atualmente, estacas podem ter várias formas e serem de vários materiais, como o aço, concreto, concreto protendido, madeira e até materiais compósitos. Confira:

É a solução para terrenos com água e para argila orgânica por serem muito moles. Assim, as estacas são cravadas por um bate-estacas até atingirem resistência na ponta da estaca ou até se considerar suficiente para obtenção da carga desejada.

São mais comuns na construção de cortinas de contenção, mas também em prédios ou edificações em solos de pouca coesão como em areia, também podem ter a função de contenção do terreno como muro de arrimo.

Esse tipo é recomendada para casos em que a fundação deve ser de média profundidade em os terrenos secos ou com presença de água. O procedimento é feito com um tripé e com um tubo metálico que perfura o solo até a profundidade definida pelo projeto. Depois, esse furo é preenchido com concreto. Em solos com presença de água o processo é feito com o uso de camisas metálicas que são retiradas no processo de concretagem.

Nesse caso, um trado montado em helicoidal que escava um furo que é preenchido com concreto. Mas vale ressaltar que ele não é feito em solos com presença de lençóis freáticos.

São troncos de árvores cravados com bate-estacas e martelos leves. Muito utilizado em áreas litorâneas onde o subsolo apresenta altas taxas de umidade.

As estacas tipo Franki enchem de concreto as perfurações previamente executadas no terreno, pela cravação de um tubo de ponta fechada o concreto é posteriormente.

É feita através da escavação mecânica. Elas podem usar lama bentonítica, revestimento total ou parcial e concretagem. È o tipo de fundações mais utilizado. Para solos coesos onde não há presença de água, por se tratar de processo mais econômico, sua utilização é muito comum em obras de edificações de pequeno, médio e grande porte.

Esse tipo de estaca não precisa de revestimento e evitam a vibração. Comum para solos de baixa resistência e com presença de lençol freático.

Essa estaca possui pequeno diâmetro e sua perfuração é realizada por rotação ou por roto-percussão, em direção vertical ou inclinada. Utiliza pontas diamantadas ou martelos de fundo com utilização de fluído para perfurações de rochas ou materiais muito duro como por exemplo arenito.

É utilizado em construções de grande porte. Além disso, é empregado em locais de solo com pouco ou média resistência e que não apresentem água em abundância. Eles possuem uma forma cilíndrica conhecido por fuste e com uma base circular no fundo que pode ser ainda oval ou helicóide para descarregamento de grandes cargas concentradas.

É o melhor tipo de fundação pois possui alta capacidade de resistência de cargas e por se tratar de um tipo de fundação onde o calculista ou engenheiro da obra pode acessar e realizar medições e conferências da verdadeira capacidade de resistência do solo na base do tubulão.

Agora que você conhece os tipos de fundação, sabe bem qual escolher para a sua obra. Saiba que se a carga da fundação não estiver de acordo com o que ela deve suportar, a segurança da obra estará comprometida e acarretará ainda mais problemas para a estrutura, como paredes com trincos ou tortas, vigas partidas e pilares afundados.

A PR Fundações é especializada em fundações e pode lhe atender de forma diferenciada e garantia de qualidade.