sondagem de solo
Sondagem de solo – Tudo que você precisa saber
25 de julho de 2016
PR Fundações
Fundações – conheça os tipos ideais
31 de agosto de 2016

Sondagem SPT: conheça o passo a passo

Sondagem spt - PR Fundações - foto1
A sondagem SPT é um dos tipos mais conhecidos. Por isso, é importante conhecer o seu conceito e saber o passo a passo do processo.
Durante uma construção, é necessário conhecer o tipo e as principais características do solo de um terreno - como o nível do lençol freático e sua resistência. Para isso, é importante fazer algum tipo de sondagem e uma das mais conhecidas é a SPT. Essa sondagem é reconhecidamente a mais popular e econômica ferramenta para investigação de terrenos.

A sondagem SPT é uma das formas de sondagem feito através de trado ou de lavagem, no qual é utilizada a cravação de um amostrador padrão no solo para a obtenção de medida de resistência à penetração, para coletar amostras e para a determinação do nível de água.

Dessa forma, a resistência do solo se dá pelo número de golpes necessários para cravar um amostrador padrão, para tirar a medida conhecida como NSPT. Além disso, a amostra, que é coletada metro a metro, permite que seja feita uma análise tátil e visual das distintas camadas do subsolo.
De acordo com o que é a sondagem SPT, agora você pode acompanhar o passo a passo de como ela é feita e tirar todas as suas dúvidas do processo. Vamos lá?

Você pode solicitar um orçamento para sua sondagem clicando aqui!

Como é feita a sondagem SPT?

Saiba que a execução de uma sondagem é um processo repetitivo, pois um furo é aberto e é feito um ensaio de penetração e amostragem a cada metro de solo sondado. Em cada metro se faz a abertura do furo com um comprimento de 55 centímetros utilizando um trado manual ou um de jato de água; o restante dos 45 centímetros é utilizado para a realização do ensaio de penetração.
1. Ensaio e amostragem
As fases de ensaio e de amostragem são feitas simultaneamente, através da utilização de um tripé, um martelo de 65 kg, uma haste e o amostrador.

Assim, os pontos de sondagem devem ser distribuídos de forma criteriosa na área em estudo, e devem ter serem implantadas em uma profundidade que inclua todas as camadas do subsolo que possam influenciar o comportamento da fundação.

A perfuração é obtida por tradagem e circulação de água se faz com o uso de um trépano de lavagem. As vantagens deste ensaio com relação aos demais são a simplicidade do equipamento e baixo custo.
2. Amostrador padrão
Após atingir 1 metro de profundidade de escavação no ensaio, é posicionado um amostrador padrão. Este equipamento tem o objetivo de fazer o teste de resistência e também coletará as amostras de solo.
3. Marcação
Depois disso, é necessário marcar com um giz um segmento de 45 centímetros dividido em três partes iguais de 15 centímetros, que servirá como referência para a contagem das batidas do martelo em cada trecho.
4. Posicionamento do martelo
O martelo é posicionado a 75 centímetros de altura da cabeça de bater e iniciam os golpes até que sejam cravados os 45 centímetros. Assim, são anotados quantos golpes foram dados ao atingir 15 centímetros.
5. Coleta de amostras
Depois de atingir os 45 centímetros, o amostrador padrão é retirado para a coleta de amostras do solo até encontrar o nível de água.
6. Teste de umidade
Ao notar umidade, é realizado um teste para saber se foi atingido o nível d'água. Os equipamentos usados são o "piu" - tem esse nome porque ao tocar a água emite um som -, o trépano de lavagem, que permite coletar o material escavado pela circulação da água e a bomba motorizada.
7. Implantação do torquímetro
Após a cravação, é acoplado um torquímetro na parte superior da composição de hastes, que obterá duas medidas: uma corresponde ao valor máximo do torque e a outra ao torque residual.
Assim, sabendo de como funciona a sondagem SPT, você sabe quando será necessário utilizá-la em sua obra e, assim, descobrir qual a melhor fundação para o seu terreno.

A sondagem SPT é um dos tipos mais conhecidos. Por isso, é importante conhecer o seu conceito e saber o passo a passo do processo.