pr-fundacoes-grandespredios
Grandes prédios, grandes construções!
16 de maio de 2016
Sondagem spt - PR Fundações - foto1
Sondagem SPT: conheça o passo a passo
9 de agosto de 2016

Sondagem de solo – Tudo que você precisa saber

sondagem de solo
Sondagem de solo, nada mais é do que, uma apuração do subsolo, para assim conhecê-lo a fundo, sabendo o tipo de terreno, sua origem, sua resistência, sua profundidade entre diversas outras características que irão permitir definir e dimensionar o tipo de fundação adequado da obra, assim não precisando depender da sorte e de altos coeficientes de segurança para concluir o projeto.

Mesmo com a sondagem sendo normatizada e bem detalhada é necessário chamar um profissional para os estudos geológicos e assim, aprofundar as informações existentes no subsolo do local, indicando principalmente a geomorfologia do tipos de solos da região, a geologia se houver maciços de rocha próximos e no local, a hidrogeologia para verificar a localização do lençol freático que também é necessário para estudos de fundação para poder prever rebaixamentos do lençol freático se necessário.
Para poder conhecer suas características do solo devemos fazer pontos de sondagem, que segundo a NBR 8036, que regulamenta as sondagens, se caracteriza os números de sondagens que deverão ser feita conforme dois grupos.

O primeiro para quando já existe o projeto pré definido:
”Deve ser, no mínimo, um ponto de sondagem para cada 200 m² de área da projeção em planta do edifício, até 1200 m² de área. Entre 1200 m² e 2400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400 m² que excederem de 1200 m². Acima de 2400 m² o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção”.
O segundo que deve ser utilizado quando existe apenas um projeto inicial sem muitas informações e querem avaliar se existe sua viabilidade estrutural ou econômica:
”O número de sondagens deve ser fixado de forma que a distância máxima entre elas seja de 100 m, com um mínimo de três sondagens.”.
Ou seja, sempre deverá existir um mínimo, porém não um máximo, pois o projetista pode solicitar maiores repetições do ensaio conforme sua necessidade de precisão.

Após determinar o número de furos que existirão no local o profissional deve montar seu equipamento e começar a executá-la. Existem basicamente três tipos de sondagem:

Sondagem a trado (mecânico ou manual)
Sondagem a trado tem como sua principal característica ser de baixo custo, esse tipo de sondagem só consegue penetrar em solos pouco resistentes e não consegue ultrapassar o lençol freático, método mais rudimentar. Em sua grande maioria é feita a perfuração manual, de pequeno diâmetro. Ele é constituído por uma haste metálica, nela fixada uma haste ortogonal em uma de suas pontas para que na outra seja fixado diversos tipos de perfuradores. Nos trados ocos podemos colocar em seu interior, amostradores para coletar a amostragem.
Sondagens à percussão SPT (Standart Penetration Test)
Também conhecida como Teste de Penetração Padrão ou simples reconhecimento, esse é um processo mais usual para conhecer o tipo de solo para fornecer informações importantes para a escolha do tipo de fundação, visto que consegue penetrar em algumas camadas mais resistentes do solo, parando somente em rochas. Este tipo de sondagem determina com precisão a resistência do solo a cada metro. Para a sondagem SPT é utilizado os seguintes equipamentos: - amostrador - hastes - martelo - tripé de sondagem - cabeça de bater - conjunto de perfuração. Nesse tipo de ensaio são obtidas as seguintes informações: identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo, a classificação dos solos de cada camada, o nível do lençol freático e a capacidade de carga do solo.
Sondagem Rotativa
A sondagem rotativa é composta por uma máquina que consegue perfurar e analisar até mesmo rochas, conseguindo assim verificar sua resistência e profundidade já que dependendo da mesma pode-se até se encerrar o teste por ter encontrado terreno mais coeso possível que são as rochas. É uma sonda rotativa composta por hastes, barrilete e coroa diamantada que simultaneamente rotaciona e aplica pressão ao barrilete acoplado à broca adiamantada. Quanto maior o diâmetro de perfuração melhor a qualidade do resultado.
Vale ressaltar novamente que mesmo seguindo a norma ainda assim podem ocorrer acidentes visto que bolsões de solo não sondado podem existir e por isso deve-se ter um enorme controle sobre o processo e ter profissionais capacitados para executar esta tarefa.
Após a análise do solo pelo responsável são elaborados relatórios estimativos da área no qual ele apresenta suas características e propriedades como, por exemplo sua formação, a planta do local com a indicação dos pontos perfurados, perfis geológicos de cada sondagem com todas as informações da obra, número, inclinação, data de início e termino, cota do furo, nível da água (se encontrada), profundidade e cotas na vertical, diâmetros de sondagem, e profundidade dos revestimentos, comprimento de cada manobra, número de golpes SPT (quando solo ), recuperação dos testemunhos, alteração, coerência, fraturamento, descontinuidades, classificação e interpretação geológica ou outras que forem solicitadas.
Com o relatório de sondagem em mãos os responsáveis já conseguem dar início aos cálculos de fundações e definição do melhor tipo de fundação para o local. Em certos casos, furos de Sondagens bem executados, podem interferir até mesmo na viabilidade de se construir a edificação ou não.

Sondagem de solo, nada mais é do que, uma apuração do subsolo, para assim conhecê-lo a fundo, sabendo o tipo de terreno, sua origem, sua resistência, sua profundidade entre diversas outras características que irão permitir definir e dimensionar o tipo de fundação adequado da obra, assim não precisando depender da sorte e de altos coeficientes de segurança para concluir o projeto.