sobre-pr-fundacoes
Conheça a PR Fundações
31 de março de 2016
pr-fundacoes-grandespredios
Grandes prédios, grandes construções!
16 de maio de 2016

Fundações: Estacas escavadas, estacões ou tubulões? Descubra o tipo ideal para sua obra.

fundacoes-prfundacoes
As fundações são as estruturas desenvolvidas para transmitir as cargas da construção ao solo, impedindo a ruptura do terreno. Fundação é a sustentação da obra, a base de toda boa construção. Pode também ser definida de forma simples, como o alicerce que segura a construção no seu lugar. Um bom alicerce impede o surgimento de trincas , avarias estruturais e até umidade nas paredes.

O tipo de fundação a ser utilizado em uma obra depende do tamanho dela, das cargas reagentes que ela irá receber e também do tipo de terreno onde será a construção. Pode ser feita de variados tipos de materiais, dependendo do tipo de solo do local. As fundações podem ser divididas em duas categorias principais, que são:

Fundações rasas ou superficiais

Esse tipo de fundação é utilizado em obras de pequenos portes, onde a profundidade da escavação não ultrapassa as primeiras camadas do solo. Normalmente são utilizadas na construção de edificações residenciais e o solo deverá ter boa resistência já na camada inicial.

A definição deste tipo de fundação segundo a NBR 6122/2010 é: “elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.”

São bastante utilizadas as fundações do tipo sapatas isoladas, que constituem por blocos de concreto apoiados diretamente no solo, com armaduras transversais e longitudinais, suportando assim carga distribuída em uma área maior. São divididas em quatro tipos: corrida, isolada, vigas bloco e associada. As sapatas são recomendadas em solos com resistência alta.
 

Fundações profundas

Mais utilizadas em obras de grande porte como edifícios altos, em situações específicas em que o solo exige grandes profundidades para adquirir resistência, quando o solo está sujeito a erosões ou quando há possibilidade de futuras escavações em regiões próximas a obra.

São definidas pela NBR 6122/1996 como fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência do atrito lateral do fuste), ou pela combinação das duas. Segundo a NBR 6122/1996, define-se como fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste), ou pela combinação das duas.

Ainda segundo a NBR 6122/1996, os seguintes elementos se enquadram como fundações profundas:

Estacas ou estacão:

elemento de fundação profunda executado com o auxílio de ferramentas ou equipamentos sem que haja descida de operário em qualquer fase de execução (cravação a percussão, prensagem, vibração, ou por escavação, etc), podendo ser constituído de madeira, aço, concreto, etc;

Dentre os diversos tipos de estacas, as mais utilizadas são as escavadas, que são feitas por escavação mecânica, podendo ou não fazer uso de lama bentonítica e revestimento parcial ou total, seguido da concretagem. Seu formato normalmente é circular, mas nada impede que seja feita de outra forma. Sua principal vantagem é não produzir vibrações durante sua execução. Podem ser classificadas em estacas Strauss, escavadas com ou sem lama, estações com ou sem fluído e hélice contínua monitorada.

Tubulões:

Os tubulões são cilíndricos, com base alargada ou não. Podem ser executados com ou sem revestimento e podem ser feitos manualmente ou de forma mecânica. Para casos em que há a necessidade de abertura de base, é necessária a descida de um operário na fase final da escavação.

São subdividos em dois tipos: céu aberto ou pneumático (sob ar comprimido).

Tubulões a céu aberto: são poços feitos acima do nível d’agua, só são feitos abaixo do nível d’água quando existe a possibilidade de bombear a água sem que haja risco de desabamento. Toda a carga é transferida ao solo através do fuste até uma base alargada.

Tubulões pneumáticos: em locais onde tenha água, principalmente para construção de pontes, são adaptados aos tubulões equipamentos pneumáticos que possibilitam a execução da fundação a seco, utilizando pressão de ar comprimido. Sua utilização normalmente é em obras dentro de rios, lagos ou em locais que o terreno superior é instável.