fundacoes-prfundacoes
Fundações: Estacas escavadas, estacões ou tubulões? Descubra o tipo ideal para sua obra.
13 de abril de 2016
sondagem de solo
Sondagem de solo – Tudo que você precisa saber
25 de julho de 2016

Grandes prédios, grandes construções!

pr-fundacoes-grandespredios
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as grandes construções do Brasil e do mundo, revelar curiosidades, números que também são gigantescos, informações sobre os processos destas edificações e histórias da engenharia que, para desenvolver estas verdadeiras maravilhas, teve de realizar estudos minuciosos e demorados sobre as condições do solo, tipos de fundação e concretos a serem utilizados, para que tudo desse certo. Os arranha-céus foram criados, inicialmente para resolver um problema típico das grandes cidades: a falta de espaço.

Os engenheiros gostaram tanto da ‘brincadeira’ que resolveram difundir esta nova tendência de hiperverticalização, tornando os prédios altos como símbolos de comércio e turismo nas diversas capitais mundiais. Já na Idade Média, o fator altura representava o respeito e a autonomia dos homens, que começaram desde então a competir para saber quem construía a maior obra. E essa ambição permaneceu por centenas de anos até chegar aos dias atuais, onde nos deparamos com esta competição entre cidades para ver qual delas tem o melhor e maior edifício.



Atualmente o prédio mais alto localizado no Brasil é o Millennium Palace; com seus cento e setenta e sete metros, ele fica na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, e está também na lista das maiores construções da América Latina.

Os números impressionam: quarenta e seis andares com apartamentos únicos em cada piso, de frente para o mar e com uma infinidade de ambientes.

Mas em breve, perderá o título para outros arranha-céus da mesma construtora: o edifício One Tower deve ser o maior deles nesta nova fase de construções, chegando aos duzentos e oitenta e um metros de altura, na mesma cidade dos outros.
Não é nem um pouco fácil entrar na lista dos dez prédios mais altos do mundo. Para você ter uma ideia, o décimo colocado tem mais do que o dobro da altura do Millennium de Santa Catarina. Situado na província de Guangzhou na China, o West Tower foi construído em 2010 e bate os quatrocentros e quarenta metros com seus cento e três andares. Incrível, não?


Se já consideramos esta obra algo fenomenal, agora pense no dobro disso! Sim, existe.
Estamos falando do atual campeão mundial em altura, o Burj Khalifa nos Emirados Árabes, que chega aos impressionantes oitocentos e vinte e nove metros, distribuídos em centro e sessenta e três andares.

Foram seis anos de obras em ritmo intenso, para dar origem em 2010 ao maior arranha-céu do mundo.

Quer mais números? O sistema de elevadores atinge cerca de sessenta e quatro quilômetros por hora, velocidade maior do que a permitida em muitas vias urbanas do Brasil. E com tanta altura assim, os recordes também são notáveis; restaurante, balada e observatório são (também) os mais altos do mundo.
Mas não vamos falar somente sobre os enormes prédios neste bate papo. Outras belíssimas construções merecem nosso destaque, como as torres transmissoras de rádios, televisões, monumentos e templos.

Ainda no exterior, encontramos a monumental KLVY-TV em Dakota do Norte, Estados Unidos. A torre do canal onze de televisão foi construída em 1963 e se perde de vista, e não é possível enxergar o seu final quando observada com proximidade. São seiscentos e vinte e nove metros de altura e quase quatrocentas toneladas de peso, mais uma das maravilhas que a engenharia proporcionou.

De volta ao Brasil, nossas torres também são motivo de orgulho entre os turistas. Um dos pontos mais visitados está em Brasília, um complexo formado pela televisão federal, um museu e um mirante com capacidade para cento e cinquenta pessoas. A torre construída para a transmissão da TV tem cerca de duzentos e vinte e quatro metros de altura, e na mesma região ainda é realizada uma feira cultural em alguns dias da semana.


A ‘terra da garoa’ também tem atrativos para quem frequenta a região da Avenida Paulista, em São Paulo capital. Além da incrível e iluminada torre da TV Gazeta, que faz uma homenagem à lendária Eiffel de Paris, bem próximo dali está a torre de transmissão da Rádio e TV Bandeirantes, com duzentos e doze metros de altura e uma iluminação sequencial que enche os olhos dos paulistanos e turistas que passam pela região do Pacaembu. Em algumas ocasiões, as cores prestam homenagens em datas comemorativas ou importantes para cidade e o país.

Subindo para o Nordeste, encontramos um dos símbolos brasileiros inspirado nas cruzes católicas: a torre Luzeiro, que fica em Juazeiro do Norte, Ceará. Construída no ano de 2006, sua estrutura mede aproximadamente cento e onze metros de altura, pesando duzentas e cinquenta e seis toneladas.
Muito bacana essa viagem pelas maiores obras do mundo! E ainda restam outras belas construções, como as barragens e pontes. O complexo hidroelétrico de Itaipu é resultado da parceria com o Paraguai, e fica em Foz do Iguaçu (PR). É uma das maiores barragens do mundo, com vinte unidades de geração de energia elétrica, alimentando também parte do país vizinho.




Nossa maior ponte é a travessia Rio-Niterói, obra grandiosa que liga as duas cidades cariocas. Fica na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro e foi construída em 1974, medindo cerca de treze quilômetros (nove deles estão sobre a água).

Ah! E pra fechar com chave de ouro, ainda tem o maior aeroporto em passageiros internacionais do mundo, que fica em Dubai. Ao ultrapassar Heathrow em Londres, foram registrados setenta e oito milhões de passageiros em trânsito pelo aeroporto. São cerca de cem companhias aéreas que voam ‘de’ e ‘para’ Dubai, em números que representam duzentos e quarenta destinos ao redor do mundo.
É isso! Obrigado pela sua atenção, voltamos a nos encontrar no próximo artigo, até breve.