fundacoes-prfundacoes
Fundações: Estacas escavadas, estacões ou tubulões? Descubra o tipo ideal para sua obra.
13 de abril de 2016

Conheça a PR Fundações

sobre-pr-fundacoes
A PR Fundações atua no mercado de fundações para construção civil com ampla experiência no setor, conta com profissionais com mais de 25 anos de experiência. Oferece assessoria técnica para definir qual a mais adequada e econômica fundação a ser executada em projeto de fundações. Atende todas as regiões dentro do território nacional, fornecendo serviços rápidos e eficientes.

A empresa cumpre todas as normas da ABNT, disponibiliza toda documentação e certidões necessárias para a execução dos serviços com equipamentos vistoriados e com laudo.

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS:

FUNDAÇÕES

Estacas escavadas Ø 25 a 170 cm

A fundação com estacas escavadas é feita com a perfuração do terreno utilizando equipamento perfuratriz hidráulico acoplado a caminhão ou trator. A perfuração é feita acima do nível d’agua. Após a perfuração, onde o solo e retirado, é feita a concretagem. Este tipo de serviço é muito utilizado por atender fundações de diversos diâmetros e profundidades, destacando-se pela agilidade na entrega do serviço, sendo rápido e gera pouca sujeira na obra, facilitando o andamento da mesma. A perfuração é executada seguindo rigorosamente os critérios do projeto. A PR Fundações trabalha com estacas que podem perfurar até 25m de profundidade, e utiliza trados para remoção de material que variam de 25 cm a 1,70 metros.
 

Estacões escavados Ø 70 a Ø 110 cm



São fundações através de estacas escavadas de grande diâmetro conhecidas também como estação. São fundações especiais para utilização em obras com grandes cargas onde as estacas são moldadas in-loco com a utilização ou não de fluido polimérico ou lama betonítica simultaneamente à perfuração. A perfuração é feita sem qualquer tipo de vibração e pode atingir grandes profundidades.
 

Escavação manual de bases para Tubulões a céu-aberto

Definição de Tubulões a céu-aberto Segundo a norma NBR 6122, tubulão é um elemento para fundações profundas, de forma cilíndrica, perfurado com equipamento perfuratriz de alta capacidade, que é similar as estacas escavadas, em seguida é necessário que um operário desça até o fundo da escavação para abrir a base até a dimensão determinada e anotada em projeto.
Na grande maioria, este tipo de fundação se torna a fundação mais adequada para descarregamento de grandes cargas, pois se é possível acessar a base do tubulão a céu-aberto para a conferência das dimensões bem como avaliar a capacidade de resistência do solo antes da concretagem.

SONDAGENS

SPT (Standart Penetration Test)

O nome SPT (Standart Penetration Test) é de origem inglesa e significa teste de penetração padrão. Esta sondagem é bastante conhecida como “Sondagem de simples reconhecimento” ou “Sondagem SPT” O teste de sondagem de solo é um procedimento de reconhecimento de solo, muito conhecido na área de construção civil e muito necessário para entender o tipo de terreno do local onde será executada a obra.

Com a sondagem, são fornecidas algumas informações como: o tipo do solo no subsolo do local e seus índices de resistência à penetração com a conseqüente capacidade de carga de metro em metro, a existência ou não e a altura do lençol freático. Com esse processo, é possível indicar o tipo ideal de fundação a ser utilizada para edificações no local. Toda obra, grande ou pequena deve primeiro passar por teste de sondagem, antes mesmo de dar início a terraplanagem, para se evitarem custos, desgastes e problemas futuros com uma construção investigando assim, o tipo de terreno onde será executada.

O método mais comum é a sondagem de simples reconhecimento à trado ou a percussão com ensaio de penetração dinâmica (SPT - Standard Penetration Test), utilizando para tanto a NBR 6484/2001 “Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio” complementada pelas normas NBR 6502/1995 – “Rochas e solos – Terminologia”, NBR 7181/1984 – “Solo – Análise granulométrica – Método de ensaio”, NBR 8036/1983 – “Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios – Procedimento” e NBR 13441/1995 – “Rochas e solos – Simbologia”

SERVIÇOS TÉCNICOS

Projeto de Fundações

A PR Fundações desenvolve projetos de fundações com excelência e profissionais experientes, o que resulta na garantia de segurança e economia. O profissional responsável pelo projeto de fundação trabalha em parceria com o projetista estrutural, pois ambos são interligados. Deve também ter amplo conhecimento em todos os tipos de fundações disponíveis no mercado, para atender a necessidade da obra e também suas particularidades de projeto levando a uma economia significativa no custo da fundação e conseqüentemente no custo final da obra.

Para que uma fundação seja adequada, ela precisa suportar com eficiência e segurança todas as cargas da edificação, para isso deve passar por uma avaliação onde precisa de todos os itens envolvidos como a sondagem e as cargas atuantes.

LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Locação de Máquinas Perfuratrizes e Caminhão Munck

A PR Fundações possui máquinas próprias, perfuratrizes hidráulicas montadas sobre caminhões e veículos fora de estrada (trator). Realiza serviços de fundações com estacas escavadas com diâmetro de 25 cm até 1,70 metros e até 25 metros de profundidade. Caso o solo não permita a escavação com trado mecânico tradicional, a PR Fundações também disponibiliza ferramentas de perfuração (trados) com pontas de Wídea onde em certos tipos de materiais mais resistentes se é possível a escavação.

Todos os funcionários são treinados e capacitados para a execução do trabalho com qualidade e eficácia. Os equipamentos passam por uma inspeção anual com Laudo Técnico de Vistoria e ART, o que garante a segurança dos serviços prestados.